Projetos diferenciadores
A visão da criança como ser competente

A arte criadora e os ateliers
No Colégio Catarina de Bragança, acreditamos que a arte é um pilar essencial na formação integral das crianças. Com atividades dinâmicas e inspiradoras, os Ateliers oferecem aos alunos a oportunidade de explorarem materiais e técnicas artísticas diversificadas, desde pintura e modelagem até ao desenho e reciclagem criativa.
Realizados em salas, jardins e outros espaços da escola, os Ateliers são cuidadosamente pensados para oferecerem experiências únicas de exploração sensorial e artística. Repletos de materiais como tintas, argila, tecidos, papéis, objetos reciclados e outros, incentivam a experimentação, a exploração sensorial e contribuem para o desenvolvimento de diversas competências de maneira divertida e significativa.
Guiados pelos docentes, os nossos alunos aprendem a transformar ideias, enquanto trabalham competências cognitivas, motoras e sensoriais, o pensamento crítico e a inovação. Este espaço de descoberta estimula a criatividade e fomenta conexões profundas com outras áreas do saber, como a matemática, as ciências e as línguas.
Nos nossos Ateliers, promovemos a liberdade de criação e o trabalho em equipa, enquanto cultivamos valores como a sustentabilidade e a interdisciplinaridade. O objetivo é formar alunos capazes de comunicar ideias, resolver problemas e aplicar o conhecimento de forma criativa em todos os contextos.
No Colégio Catarina de Bragança, a arte contribui para uma aprendizagem significativa e transformadora. Os Ateliers são ambientes vibrantes que promovem a criatividade e a expressão artística das crianças.

A importância de brincar livremente
As crianças podem explorar o ambiente natural, plantar, observar o crescimento das plantas e interagir de forma prática e lúdica. O contacto com a natureza não só favorece o desenvolvimento físico e motor, como também estimula a integração entre o organismo e o ambiente, promovendo uma relação saudável e enriquecedora.
Reconhecemos que aprender não é sinónimo de estar sentado e inerte. Os nossos ambientes educativos vão além da sala de aula tradicional, permitindo que a aprendizagem ocorra em jardins, corredores e outros locais escolhidos pelas próprias crianças. Este modelo dinâmico incentiva a cooperação, a criatividade e a autonomia, enquanto respeita a natureza biológica e social de cada criança.

Tempo de Trabalho Autónomo
No 1.º ciclo, o Tempo de Trabalho Autónomo surge como uma disciplina criada para oferecer tarefas diferenciadas e apoiar cada aluno de modo individualizado.
O Tempo de Trabalho Autónomo é guiado pelo Plano Individual ou Coletivo de Trabalho, onde os alunos registam, no início da semana, as tarefas que pretendem realizar e, ao longo dos dias, assinalam as que concluem. Esta estratégia promove a responsabilidade e a autorregulação no processo de aprendizagem, com orientação da professora nas fases iniciais.
Este momento pedagógico transforma a diferenciação numa prática real e autêntica, ajustando o processo de ensino-aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno. O objetivo é proporcionar oportunidades iguais de sucesso, permitindo que cada criança aprenda ao seu ritmo e alcance elevados padrões de aprendizagem académica.

Programas de Promoção e Competências
Na área da linguagem, a consciência fonológica é trabalhada desde cedo, aproveitando a sensibilidade natural das crianças de 3/4 anos às regras fonológicas da língua. Brincar com palavras, inventar rimas e explorar sons são atividades que promovem o prazer e a compreensão da linguagem.
Com o desenvolvimento do vocabulário e da construção frásica, introduzimos sessões específicas de consciência fonológica, que incluem estratégias como canções, lengalengas, rimas e listas de palavras. Ao longo do ano, abordamos de forma progressiva os 42 sons da língua portuguesa, incentivando uma aprendizagem lúdica e estruturada.
A nossa psicóloga desenvolve programas de promoção de competências socioemocionais, que têm como objetivos a prevenção e a redução de problemas de comportamento e socioemocionais nas crianças. No 4.º ano do 1.º Ciclo implementa um programa de promoção de competências que capacitam os alunos com estratégias para lhes possibilitar uma adaptação positiva e tranquila ao 2.º Ciclo – transição do 1.º para 2.º Ciclo.

Xadrez
As aulas de Xadrez, iniciadas na sala dos cinco anos e continuadas até ao 4.º ano, complementam o ensino da matemática de forma prática e envolvente. Esta atividade permite explorar padrões, regularidades numéricas e desenvolver cálculos mentais utilizando estratégias variadas. Além disso, estimula a resolução e antecipação de problemas em diferentes contextos, promovendo o pensamento lógico e criativo.

Inglês integrado e Abordagem CLIL
As competências multilingues são reconhecidas como competências essenciais, que devem ser desenvolvidas precocemente para garantir o sucesso de uma aprendizagem que se quer ao longo da vida.
Defendemos que a aprendizagem do inglês é uma ferramenta indispensável e facilitadora na adaptação a um mundo globalizado, no atual contexto de mobilidade, internacionalização e interculturalidade.
Estabelecemos uma parceria educativa com a Cambridge University. O Colégio Catarina de Bragança é Cambridge Educational Partner, implementando um programa de inglês integrador que envolve toda a comunidade educativa. É ainda Cambridge Preparation Centre for English Qualifications, o que possibilita aos alunos a realização dos exames Cambridge nas nossas instalações escolares.
O Colégio Catarina de Bragança e investe no desenvolvimento precoce da proficiência comunicativa das crianças em inglês. O projeto de inglês é implementado por equipas especializadas constituídas por teachers e teaching assisstants e inclui:
- Aprendizagem bilingue, por imersão linguística – português e inglês – desde a creche
- Aulas de Inglês desde o pré-escolar
- Metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) desde o pré-escolar
- Disciplina de Inglês com currículo Cambridge (1.º e 2.º Ciclos)
- Certificação Cambridge – Young Learners Exams (1.º e 2.º Ciclos)

To Be Healthy – Saúde e Bem-Estar
O Project To Be desenvolveu e lançou o projeto To Be Healthy, pretendendo que os seus colégios sejam uma referência na promoção da saúde e do bem-estar nas comunidades educativas.
Na área da alimentação, o To Be Healthy tem como objetivo a adoção de hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. É implementado em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, e inclui:
- Ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais e opção ovolactovegetariana diária;
- Formação dos recursos humanos dos colégios (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
- Atividades de educação alimentar com os alunos;
- Workshops com as famílias;
- Monitorização e redução do desperdício alimentar.
As ementas To Be Healthy privilegiam a oferta de fruta e legumes frescos, a diminuição do consumo de carne e a redução do uso de açucares refinados e sal.
O To Be Healthy promove a prática de atividade física regular e desporto no quotidiano escolar, reconhecendo os seus benefícios e contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo dos alunos.
Os Colégios To Be dispõem de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares relacionadas com a atividade física e os alunos desenvolvem projetos nas temáticas de educação para a saúde e hábitos de vida saudável. São promovidas iniciativas interescolas (torneios, visitas de estudo e saídas), nos colégios e na comunidade, e organizadas atividades com a participação das famílias (caminhadas, projetos).

reggio Emilia e as cem linguagens da criança
No Colégio Catarina de Bragança, inspiramo-nos na abordagem Reggio Emilia para criar um ambiente educativo onde cada criança é vista como protagonista ativa do seu processo de aprendizagem. Valorizamos as suas múltiplas linguagens e oferecemos um espaço onde a criatividade, exploração e autonomia se encontram.
Nas nossas salas e Ateliers, cuidadosamente preparados, as crianças têm diariamente oportunidades para explorarem materiais diversos, expressarem ideias e trabalharem com as mãos, a mente e o coração. Este método único promove a expressão individual e as interações em grupo, construindo relações e estimulando a curiosidade natural dos nossos alunos.
Os projetos nascem dos interesses das crianças, orientados por uma metodologia flexível e envolvente, que estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Esta abordagem também inclui a participação ativa das famílias e da comunidade escolar, fortalecendo os laços e a coesão em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento integral das crianças.
No nosso Colégio, a filosofia Reggio Emilia une criatividade, respeito e aprendizagem, preparando as crianças para o futuro com competências sólidas e valores humanos profundos.

Movimento da Escola Moderna
O Movimento da Escola Moderna é um modelo pedagógico democrático e cooperativo, que baseia o currículo nos problemas e motivações do dia a dia. A escola tem o papel de oferecer aprendizagens com significado social, promovendo a troca de conhecimentos numa interação constante entre escola, pais e comunidade.
Neste modelo, a criança é o motor das suas aprendizagens. O Educador/Professor, através de uma observação ativa, valoriza e incentiva aprendizagens ligadas aos interesses da criança.
O papel do Educador/Professor é apoiar e orientar o trabalho dos grupos, incentivando a colaboração e a resolução de problemas partilhados, transformando o interesse da criança em oportunidades de aprendizagem significativas.

Aprender Matemática
Não obstante trabalharmos com um currículo emergente, temos pilares claros de intencionalidade educativa.
No Pré-escolar, além dos momentos informais do quotidiano, realizamos sessões de matemática semanais com materiais manipuláveis, como os Blocos Lógicos e o programa experimental de matemática CSMP (Comprehensive School Mathematics Program). Os Blocos Lógicos são ferramentas versáteis para explorar conceitos matemáticos em diferentes idades. Por serem altamente manipuláveis, facilitam o desenvolvimento do pensamento lógico e a resolução de problemas de forma lúdica e interativa. O programa CSMP permite a exploração de conceitos matemáticos e a sua apropriação. As histórias do programa introduzem os conceitos numa linguagem única e divertida, envolvendo pontos, cordas e setas na resolução de problemas em grupo. Neste processo, as crianças têm um papel ativo e real na aprendizagem. Através do diálogo, discutem ideias, exploram soluções e constroem o conhecimento de forma colaborativa e entusiasmante.
No 1.º Ciclo, utilizamos o Método de Singapura para tornar a matemática mais prática e significativa. Este método oferece aos alunos diversas experiências que lhes permitem aplicar conceitos matemáticos no dia a dia, refletindo sobre o próprio processo de aprendizagem. A resolução de problemas, com apoio em esquematizações, é central nesta abordagem, garantindo que as crianças desenvolvem bases matemáticas sólidas, tanto a nível procedimental como conceptual.

Metodologia de Trabalho de Projeto
A partir dos três anos, os nossos alunos aprendem com a Metodologia de Trabalho de Projeto. A partir de perguntas e interesses do grupo, surgem projetos que se desenham como uma cadeia de atividades mentais e práticas. Muitos projetos começam nas conversas da manhã, onde as notícias trazidas pelas crianças se podem transformar em estudos ou intervenções na comunidade, visando mudanças positivas. O processo inicia-se com a identificação de uma dúvida, seguida por um balanço diagnóstico para identificar o que já se sabe sobre o tema e o que se quer descobrir. Depois, o trabalho é planeado e dividido, com as crianças a pesquisar e resolver problemas, individualmente ou em grupo. No final, as aprendizagens são partilhadas com o grupo, promovendo perguntas, reflexões e opiniões sobre o trabalho realizado.
No 1.º Ciclo, esta metodologia ganha ainda mais força, especialmente na disciplina de Estudo do Meio, onde o Trabalho de Projeto se torna um poderoso instrumento de aprendizagem autónoma, partilha e integração de conhecimentos. Nesta etapa, é estruturado como uma disciplina que promove uma educação rica e integrada:
• Participada e partilhada: os alunos são envolvidos na planificação do trabalho, tanto a nível conceptual como funcional;
• Colaborativa e interativa: os alunos trabalham em conjunto desde o planeamento à produção e comunicação dos resultados;
• Integrada e integral: Os alunos recorrem a conhecimentos de várias áreas para encontrar respostas e compreender o problema de forma global;
O Trabalho de Projeto traduz e aplica os princípios da democracia e da entreajuda. Permite que os alunos se expressem livremente, partilhem os seus saberes e trabalhem em equipa. Cada aluno é responsável pelo sucesso do grupo, criando uma interdependência positiva que promove a cooperação e o crescimento coletivo.

Impacto Social
Os nossos alunos participam em projetos com impacto social efetivo, que respeitam a sua motivação e interesses, e os envolvem de forma significativa e memorável em aprendizagens dinâmicas e experienciais.
Assumimos a escola como agente ativo de mudança na comunidade, educamos os alunos para o exercício da cidadania ao longo da vida e envolvemos as famílias em ações de impacto efetivo.
A cada dois anos letivos é identificada uma temática central To Be para desenvolvimento de um grande projeto transversal a todas as comunidades educativas To Be.
PROJETO BE BLUE
O Projeto BE BLUE – Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde mobilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano (ver o Documentário Be Blue).
Foram desenvolvidas inúmeras atividades científico-pedagógicas, de campo e artísticas, nas escolas e em locais públicos da comunidade, em parceria com personalidades e entidades ligadas ao mar.
O Be Blue envolveu a participação ativa dos alunos, das comunidades educativas e das comunidades locais de todos os Colégios To Be.
PROJETO BE KIND
O Projeto BE KIND – Uma Ponte Entre Gerações sensibilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a importância da intergeracionalidade, na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.
Teve como principal propósito mobilizar alunos, comunidades educativas e comunidades locais para o desenvolvimento de iniciativas promotoras do encontro e da partilha entre gerações.
Os Colégios To Be associaram-se a várias entidades das comunidades locais para a organização de dinâmicas intergeracionais. As avós e os avôs das famílias To Be foram presença assídua nas escolas, partilhando memórias, conhecimentos e experiências (ver o filme Vila Be Kind Be Happy).

To Be Parent
O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.
No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.
Os pais do Colégio Catarina de Bragança são incentivados a participar como oradores em palestras e webinares alusivos a temáticas da sua área profissional ou de interesse.
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