Oferta educativa

Aprender com criatividade,
autonomia e propósito

O Colégio Catarina de Bragança oferece um projeto educativo estimulante e completo, que contribui para a educação de crianças criativas, autónomas, colaborativas e solidárias. Os alunos intervêm de um modo ativo e responsável, na escola e na comunidade.

A nossa oferta educativa abrange crianças desde o Berçário até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. A transição entre valências é personalizada, garantindo que cada criança se adapta com segurança, confiança e bem-estar, promovendo o seu desenvolvimento.

Educação como missão

A equipa do Colégio Catarina de Bragança planeia, acompanha, avalia e reflete continuamente sobre a relação dos alunos com as práticas educativas. Trabalhamos colaborativamente em prol da educação das crianças. Juntos partilhamos e questionamos novos “caminhos” para garantir uma prática atenta e individualizada, respeitando as características únicas de cada criança e promovendo o seu desenvolvimento global.

Metodologias ativas e participativas

O nosso processo de ensino-aprendizagem estrutura-se na abordagem Reggio Emilia e no Movimento da Escola Moderna.

A abordagem Reggio Emilia sustenta que cada ser humano possui, desde o nascimento, um potencial único que se desenvolve através da interação com outras crianças, adultos e mundo físico, social e até virtual. As práticas Reggianas destacam a importância dos processos de aprendizagem, nos quais a criança aprende de forma real e significativa através de uma pedagogia de escuta. No Colégio Catarina de Bragança, esta visão holística é incentivada com o espaço oferecido às crianças para participação e reflexão sobre os seus projetos, numa atmosfera de diálogo e colaboração com os pares.

O Movimento da Escola Moderna inspira as nossas práticas pedagógicas na organização do tempo educativo, na cooperação, na democracia e no debate sociomoral, com destaque para atividades como as assembleias.

Oferta educativa

AtividadeS curriculares incluídas

• English Time
Immersive English Time
• Música
• Psicomotricidade
• Expressão Plástica
• Histórias de Colo

As nossas salas dA CRECHE

• Berçário
• Creche A
• Creche B
• Creche C

Creche

Com curiosidade e liberdade, exploro o ambiente natural à minha volta e construo aprendizagens reais

No Colégio Catarina de Bragança, a Creche desempenha um papel essencial no cuidado e desenvolvimento de bebés e crianças mais novas. Além de garantir segurança e atender às necessidades primárias de proteção e cuidado, oferece um projeto pedagógico que promove o desenvolvimento integral da criança, com uma organização dos espaços e dos tempos de alta qualidade, cuidadosamente planeada.

As práticas pedagógicas na Creche Catarina de Bragança combinam propostas, interações e rotinas que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, com foco no seu bem-estar físico e emocional.

Os espaços de Creche foram reformulados tendo como inspiração 20 anos de experiência e a abordagem Reggio Emilia. São ambientes acolhedores, orgânicos e dinâmicos, semelhantes a uma casa, pensados para estimular a autonomia dos bebés e das crianças mais novas, permitindo a livre circulação e o acesso fácil aos materiais. Predominam materiais naturais e peças soltas/materiais de fim aberto (loose parts), promovendo-se uma prática ecológica e sustentável. As salas são flexíveis, com áreas específicas para jogos simbólicos, arte, construção e atividades ligadas à natureza, reforçando a conexão com o mundo real. A luz natural é maximizada, criando um ambiente agradável e acolhedor, que favorece o bem-estar e a concentração.

AtividadeS curriculares incluídas

• English Time
• Immersive English Time
• Música
• Expressão física e motora
• Expressão plástica
• Sessões de consciência fonológica (4/5 anos)
• Sessões de matemática (4/5 anos)
• Xadrez (5 anos)

As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR

• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C

Pré-escolar

A luz, os materiais e as ideias são os meus aliados, num espaço onde aprendo, descubro e cresço livremente

Aos 3 anos, as crianças iniciam o Pré-escolar, onde a curiosidade e as dúvidas naturais ganham destaque. A partir desta etapa e até aos 10 anos, utilizamos a metodologia de Trabalho de Projeto, que incentiva o espírito curioso e explorador das crianças. Esta abordagem permite desenvolver atividades e projetos que respondem às suas perguntas e interesses, promovendo uma aprendizagem significativa e envolvente.

Os espaços de Pré-escolar foram cuidadosamente projetados com base em 20 anos de experiência e inspirados na abordagem Reggio Emilia, constituindo ambientes ideais para a prática pedagógica. As salas de Pré-escolar são adaptadas regularmente para responder às necessidades e interesses das crianças. Pensadas para serem acolhedoras e estimulantes, promovem a autonomia e a criatividade, funcionando como o terceiro educador, em parceria com os educadores e a comunidade escolar.

Os espaços são amplos, iluminados pela luz natural de grandes janelas que conectam as crianças ao ambiente externo. O mobiliário e os materiais são organizados intencionalmente, com áreas dedicadas à arte, leitura, jogos, ciência e construção. Tal como na Creche, predominam materiais naturais, como madeira, pedras e tecidos, além de peças soltas/materiais de fim aberto (loose parts), que estimulam a criatividade e a capacidade intelectual das crianças.

Os ambientes promovem uma atmosfera de participação ativa, colaboração e exploração livre, incentivando as crianças a interagir autonomamente com os espaços e os materiais. Esta abordagem promove aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências. Os alunos também são envolvidos no cuidado do espaço, assumindo corresponsabilidade pela sua organização e preservação.

AtividadeS curriculares incluídas

• Linguagens e Textos – Português
• Linguagens e Textos – Inglês
• Matemática
• Estudo do Meio
• Cidadania e Desenvolvimento
• Trabalho de Projeto
• Oficinas das Ciências e Ambiente
• Xadrez
• Inglês
• Immersive English Time
• TIC
• Artes Visuais
• Música
• Educação Física
• Tempo de Trabalho Autónomo

As nossas salas dO 1º CICLO

• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano

1º Ciclo

Exploro novos caminhos, descubro soluções e trabalho com os outros, num espaço que valoriza a aprendizagem ativa e fluida

No Colégio Catarina de Bragança acreditamos na formação de cidadãos completos e preparados para o futuro. Inspirados em referenciais internacionais, promovemos o desenvolvimento de crianças que, além de adquirirem conhecimentos, sabem integrá-los, resolver problemas, trabalhar em equipa, dominar diferentes linguagens e expressar sensibilidade artística e estética. Promovemos a autonomia, o bem-estar e responsabilidade ambiental, formando cidadãos conscientes, criativos e participativos.

Refletimos e rejeitamos a ideia de um currículo rígido. As disciplinas não são isoladas, nem a aprendizagem se limita a tempos cronometrados ao minuto. Acreditamos que o saber se constrói e, por isso, a articulação curricular e a interdisciplinaridade são um pilar fundamental na nossa escola.
No 1.º Ciclo, os alunos vivenciam diariamente a consciência fonológica, a leitura, a escrita, a matemática, o inglês e as expressões. Desde cedo, cultivamos práticas de cooperação e solidariedade, presentes tanto nas salas de aula como no coração das crianças. O Colégio Catarina de Bragança é, acima de tudo, uma escola de amigos.

Mantemos de forma consolidada os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna na organização das rotinas, com destaque para o Diário de Turma. Valorizamos o Conselho de Cooperação, um espaço de excelência para articular as interações do grupo.
Os espaços das salas do 1.º Ciclo têm sido repensados seguindo a mesma lógica das valências de Creche e Pré-escolar, adaptados às necessidades e competências específicas desta faixa etária. A equipa tem trabalhado para que, desde o 1.º ano, as salas sejam ambientes dinâmicos e participativos, concebidos para reduzir o tempo excessivo sentado em cadeiras.

Os espaços são flexíveis, com mobiliário e áreas diversificadas, que incentivam o movimento natural, a colaboração e a experimentação. Áreas dedicadas ao trabalho em grupo, exploração prática, leitura e até momentos de descanso são fundamentais no nosso projeto. Estes ambientes promovem uma aprendizagem fluida, despertando a curiosidade, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Preparam também os alunos para competências do futuro, como o pensamento crítico, trabalho em equipa e a capacidade de adaptação, essenciais para as profissões emergentes.

Creche

Com curiosidade e liberdade, exploro o ambiente natural à minha volta e construo aprendizagens reais

No Colégio Catarina de Bragança, a Creche desempenha um papel essencial no cuidado e desenvolvimento de bebés e crianças mais novas. Além de garantir segurança e atender às necessidades primárias de proteção e cuidado, oferece um projeto pedagógico que promove o desenvolvimento integral da criança, com uma organização dos espaços e dos tempos de alta qualidade, cuidadosamente planeada.

As práticas pedagógicas na Creche Catarina de Bragança combinam propostas, interações e rotinas que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, com foco no seu bem-estar físico e emocional.

Os espaços de Creche foram reformulados tendo como inspiração 20 anos de experiência e a abordagem Reggio Emilia. São ambientes acolhedores, orgânicos e dinâmicos, semelhantes a uma casa, pensados para estimular a autonomia dos bebés e das crianças mais novas, permitindo a livre circulação e o acesso fácil aos materiais. Predominam materiais naturais e peças soltas/materiais de fim aberto (loose parts), promovendo-se uma prática ecológica e sustentável. As salas são flexíveis, com áreas específicas para jogos simbólicos, arte, construção e atividades ligadas à natureza, reforçando a conexão com o mundo real. A luz natural é maximizada, criando um ambiente agradável e acolhedor, que favorece o bem-estar e a concentração.

Detalhes

AtividadeS curriculares incluídas

• English Time
Immersive English Time
• Música
• Psicomotricidade
• Expressão Plástica
• Histórias de Colo

As nossas salas dA CRECHE

• Berçário
• Creche A
• Creche B
• Creche C

Pré-Escolar

A luz, os materiais e as ideias são os meus aliados, num espaço onde aprendo, descubro e cresço livremente

Aos 3 anos, as crianças iniciam o Pré-escolar, onde a curiosidade e as dúvidas naturais ganham destaque. A partir desta etapa e até aos 10 anos, utilizamos a metodologia de Trabalho de Projeto, que incentiva o espírito curioso e explorador das crianças. Esta abordagem permite desenvolver atividades e projetos que respondem às suas perguntas e interesses, promovendo uma aprendizagem significativa e envolvente.

Os espaços de Pré-escolar foram cuidadosamente projetados com base em 20 anos de experiência e inspirados na abordagem Reggio Emilia, constituindo ambientes ideais para a prática pedagógica. As salas de Pré-escolar são adaptadas regularmente para responder às necessidades e interesses das crianças. Pensadas para serem acolhedoras e estimulantes, promovem a autonomia e a criatividade, funcionando como o terceiro educador, em parceria com os educadores e a comunidade escolar.

Os espaços são amplos, iluminados pela luz natural de grandes janelas que conectam as crianças ao ambiente externo. O mobiliário e os materiais são organizados intencionalmente, com áreas dedicadas à arte, leitura, jogos, ciência e construção. Tal como na Creche, predominam materiais naturais, como madeira, pedras e tecidos, além de peças soltas/materiais de fim aberto (loose parts), que estimulam a criatividade e a capacidade intelectual das crianças.

Os ambientes promovem uma atmosfera de participação ativa, colaboração e exploração livre, incentivando as crianças a interagir autonomamente com os espaços e os materiais. Esta abordagem promove aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências. Os alunos também são envolvidos no cuidado do espaço, assumindo corresponsabilidade pela sua organização e preservação.

Detalhes

AtividadeS curriculares incluídas

• English Time
• Immersive English Time
• Música
• Expressão física e motora
• Expressão plástica
• Sessões de consciência fonológica (4/5 anos)
• Sessões de matemática (4/5 anos)
• Xadrez (5 anos)

As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR

• Pré A
• Pré B
• Pré C

1º Ciclo

Exploro novos caminhos, descubro soluções e trabalho com os outros, num espaço que valoriza a aprendizagem ativa e fluida

No Colégio Catarina de Bragança acreditamos na formação de cidadãos completos e preparados para o futuro. Inspirados em referenciais internacionais, promovemos o desenvolvimento de crianças que, além de adquirirem conhecimentos, sabem integrá-los, resolver problemas, trabalhar em equipa, dominar diferentes linguagens e expressar sensibilidade artística e estética. Promovemos a autonomia, o bem-estar e responsabilidade ambiental, formando cidadãos conscientes, criativos e participativos.

Refletimos e rejeitamos a ideia de um currículo rígido. As disciplinas não são isoladas, nem a aprendizagem se limita a tempos cronometrados ao minuto. Acreditamos que o saber se constrói e, por isso, a articulação curricular e a interdisciplinaridade são um pilar fundamental na nossa escola.
No 1.º Ciclo, os alunos vivenciam diariamente a consciência fonológica, a leitura, a escrita, a matemática, o inglês e as expressões. Desde cedo, cultivamos práticas de cooperação e solidariedade, presentes tanto nas salas de aula como no coração das crianças. O Colégio Catarina de Bragança é, acima de tudo, uma escola de amigos.

Mantemos de forma consolidada os instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna na organização das rotinas, com destaque para o Diário de Turma. Valorizamos o Conselho de Cooperação, um espaço de excelência para articular as interações do grupo.
Os espaços das salas do 1.º Ciclo têm sido repensados seguindo a mesma lógica das valências de Creche e Pré-escolar, adaptados às necessidades e competências específicas desta faixa etária. A equipa tem trabalhado para que, desde o 1.º ano, as salas sejam ambientes dinâmicos e participativos, concebidos para reduzir o tempo excessivo sentado em cadeiras.

Os espaços são flexíveis, com mobiliário e áreas diversificadas, que incentivam o movimento natural, a colaboração e a experimentação. Áreas dedicadas ao trabalho em grupo, exploração prática, leitura e até momentos de descanso são fundamentais no nosso projeto. Estes ambientes promovem uma aprendizagem fluida, despertando a curiosidade, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Preparam também os alunos para competências do futuro, como o pensamento crítico, trabalho em equipa e a capacidade de adaptação, essenciais para as profissões emergentes.

Detalhes

AtividadeS curriculares incluídas

• Linguagens e Textos – Português
• Linguagens e Textos – Inglês
• Matemática
• Estudo do Meio
• Cidadania e Desenvolvimento
• Trabalho de Projeto
• Oficinas das Ciências e Ambiente
• Xadrez
• Inglês
• Immersive English Time
• TIC
• Artes Visuais
• Música
• Educação Física
• Tempo de Trabalho Autónomo

As nossas salas dO 1º CICLO

• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano

Atividades extracurriculares

Academia de Música

Formação Musical, Grupo Instrumental, Coro e Instrumento

Instrumento: violino, piano, guitarra e bateria

 

Desporto e Dança

Natação

Ginástica Acrobática

Artes Marciais

Futebol

Yoga

 

Outros

Xadrez

 

Serviços complementares

Português Língua não Materna

Avaliação e apoio por parte de um professor de Português Língua Não Materna aos alunos que não têm o português como língua materna ou língua de escolarização. Possibilita que estes alunos tenham condições equitativas de acesso ao currículo e ao sucesso educativo, facilitando-lhes uma adequada inclusão no sistema educativo português e no colégio.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio Catarina de Bragança e garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.