Sobre o Colégio

Educamos crianças autónomas,
criativas e solidárias

O que nos distingue

Participação ativa e significativa da criança

No Colégio Catarina de Bragança valorizamos a participação ativa das crianças no seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem. Acreditamos que cada criança é protagonista do seu percurso, aprendendo de forma autónoma e responsável. É capaz de tomar decisões e resolver problemas, num ambiente que valoriza valores democráticos.

Respeitamos a individualidade de cada aluno, incentivamos aprendizagens significativas e desenvolvemos competências integradas. O nosso objetivo é formar crianças altruístas, emocionalmente inteligentes e preparadas para contribuírem para um mundo mais justo, humano e socialmente responsável.

Recorremos a metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os nossos alunos realizam, desde muito precocemente e em grupo, Trabalhos de Projeto, que são um poderoso instrumento de aprendizagem autónoma, partilha e integração de conhecimentos.

O que nos distingue

Desenvolvimento do potencial único de cada aluno

A nossa equipa dedica-se a encontrar as melhores respostas para cada aluno, garantindo a sua integração, bem-estar e felicidade. Independentemente do seu ponto de partida, cada criança tem o direito de crescer e florescer num espaço onde a educação é vivida com individualização, empatia e equidade.

O nosso projeto educativo acompanha crianças desde o berçário até ao final do 1.º ciclo. Esta trajetória reflete a consistência e a qualidade da formação que oferecemos. Estamos também de portas abertas para alunos de outros contextos educativos. No Colégio Catarina de Bragança, cada criança é recebida com respeito, inclusão e apoio em qualquer uma das nossas valências ou salas.

O que nos distingue

A importância dos espaços-ambientes educativos

No Colégio Catarina de Bragança, acreditamos que o espaço é um educador ativo, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento das crianças. Criamos ambientes acolhedores e dinâmicos que promovem a curiosidade, a criatividade e a autonomia.

As salas e os espaços exteriores são cuidadosamente planeados para refletirem um design orgânico e esteticamente agradável, onde as crianças têm acesso a materiais naturais, recicláveis e do quotidiano, que incentivam brincadeiras livres e criativas. Estes ambientes únicos são moldados pela interação com as crianças, proporcionando oportunidades ricas de exploração e descoberta.

Os espaços da escola são ambientes ricos e dinâmicos, concebidos para promover a exploração, a colaboração e o desenvolvimento integral das crianças, alinhados com os princípios da Abordagem Reggio Emilia. São acolhedores, esteticamente agradáveis e de fácil acesso a materiais e recursos pelas crianças.

O que nos distingue

A documentação do processo de aprendizagem

A documentação do processo de aprendizagem é um dos pilares da abordagem Reggio Emilia. A equipa tem criado espaços dedicados a este propósito, que dão visibilidade ao pensamento das crianças e reforçam a ideia de que são autoras dos seus processos e produções.
Painéis, murais, álbuns com fotos, desenhos e anotações de Educadores e crianças expõem registos de atividades, projetos e reflexões, permitindo refletir sobre o processo de aprendizagem e promover a cocriação do conhecimento.
O adulto é uma figura de referência no processo de aprendizagem, atuando como companheiro nas descobertas das crianças e como gestor de um currículo emergente, construído a partir das experiências e interesses do grupo.

O que nos distingue

Um projeto educativo integral e inovador

Oferecemos um projeto educativo que promove o desenvolvimento global das crianças, nas suas várias áreas. Temos projetos, disciplinas e atividades diversificadas, que trabalham competências, capacidades e atitudes: música, expressão físico-motora, artes, educação digital, xadrez, ateliers, programas de promoção de competências, entre outros.

As aulas de música são um espaço de exploração e descoberta. Desde bebés, os nossos alunos são expostos a uma grande diversidade de estímulos musicais, promovendo a aculturação musical e o desenvolvimento da sua aptidão natural. Através da experimentação, improvisação, composição, escuta, reflexão, movimento e interpretação, as crianças desenvolvem competências que as transformam em criadores, enriquecendo o seu crescimento pessoal e artístico.

Desde bebés, no espaço e tempo dedicado à psicomotricidade (mais tarde expressão físico-motora), os nossos alunos são motivados, num ambiente de afeto e alegria, a explorar as relações entre o corpo e o exterior. Estas atividades promovem o desenvolvimento percetivo através do movimento e da resposta corporal, melhoram as capacidades físicas e coordenativas, a aquisição de regras e a cooperação.

O que nos distingue

Aprendizagem bilingue e certificação Cambridge

O nosso projeto de inglês proporciona uma aprendizagem bilingue desde a Creche, investindo no desenvolvimento precoce da proficiência comunicativa das crianças em inglês.

Os nossos alunos beneficiam de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas. Este modelo facilita a apropriação de uma segunda língua e a construção de uma relação de familiaridade e prazer com o novo idioma.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

Missão e valores

A nossa missão é oferecer uma educação de qualidade, centrada na participação ativa e em valores. Trabalhamos para promover uma sociedade mais humana e sustentável, em estreita colaboração com a família.

Ambiente Afetivo e Familiar

Sendo um projeto que transmite sensibilidade, inovação e segurança, somos uma escola de afetos, que protege a saúde física das crianças e estimula a sua saúde psicológica e o seu bem-estar.  

As famílias são sempre bem-vindas e são parte fundamental da comunidade escolar.

Autonomia e Responsabilidade

Na construção do processo educativo valorizamos a autonomia, a responsabilidade, a pesquisa e a expressão livre. As crianças escolhem as tarefas, atividades e projetos em que desejam participar, tornando-se protagonistas do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem.

Abertura e cooperação

Reconhecemos a importância de uma comunicação direta e transparente, bem como da abertura e da recetividade a novas ideias, opiniões e experiências. Promovemos ambientes cooperativos e inclusivos, caracterizados pela confiança mútua, pelo respeito, pela tolerância e pela reciprocidade.

Participação e Iniciação Às Práticas democráticas

Promovemos diariamente a participação de todos na vida da escola, onde em cooperação se constroem as aprendizagens. A prática pedagógica está focada na construção ativa das crianças e não apenas na instrução.

Aspiramos ir além da consagração dos valores – os valores devem estar espelhados no dia-a-dia da escola.

Amizade e Cidadania

Somos uma escola de amigos, que valoriza os momentos de grande grupo pela sua riqueza em partilha e vivência de valores como a amizade, o respeito e a tolerância. Através do diálogo e da troca de ideias, as crianças aprendem a tomar decisões, a formar juízos de valor e, cooperativamente, desenvolvem-se como cidadãos.

Impacto Social

Adotamos objetivos de desenvolvimento sustentável, comprometendo-nos com práticas alinhadas com padrões de gestão, éticos, sociais, ambientais e de qualidade. Promovemos o exercício de uma cidadania ativa, informada e responsável, com impacto social positivo na comunidade local e global.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio Catarina de Bragança e garanta uma experiência de desenvolvimento e aprendizagem individualizada e completa.

História

2002

O Colégio Catarina de Bragança está localizado na aldeia rural de Morelinho, na União de Freguesias de Sintra, desde dezembro de 2002.
Com cerca de 450 habitantes, Morelinho é uma pequena aldeia atravessada por uma rua principal, com quintinhas, casas térreas ou de dois pisos, hortas e terrenos de cultivo.

O Colégio foi construído na Quinta de Santo António, cuja casa original data de 1954. Ao longo dos anos, foi ampliada e requalificada pelos diversos proprietários até ser adquirida, em 2001, para a construção do colégio.

O Colégio Catarina de Bragança foi fundado por uma família para outras famílias, com o propósito de oferecer uma educação que valoriza a criança como um ser competente, capaz de explorar e conhecer ativamente o mundo ao seu redor. Tornou-se uma referência no panorama educativo de Sintra.

História

2017

A busca constante por práticas pedagógicas que promovam melhores aprendizagens é parte do que nos define como escola. Em 2017, assumindo o compromisso com as famílias do colégio, participámos no Projeto-Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação. Essa participação permitiu-nos usufruir de 30% de autonomia na construção do currículo do 1º ciclo.

História

2020

Em 2020, o Colégio Catarina de Bragança passou a integrar o grupo educativo Project To Be, garantindo a continuidade do projeto educativo e da equipa.

Com esta parceria, foram promovidos o desenvolvimento e a formação contínua da equipa, a participação em projetos de impacto social e o estabelecimento de novas parcerias educativas, enriquecendo a oferta para alunos e famílias.

História

2024/25

Para proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro, agradável e estimulante aos alunos, deu-se início a uma extensa obra de requalificação de todo o colégio – todos os espaços de todo o edifício, recreios e paisagismos.

O Colégio Catarina de Bragança terá um espaço altamente diferenciado, equiparando a qualidade do seu projeto pedagógico.